Em 2005, comecei a trabalhar no Departamento de Comunicação de uma dada entidade e as minhas principais tarefas eram escrever para a web. Na altura, escrever para a web era algo novo e ainda não se aprendia no ensino superior (e eu era uma recém-formada). Então, senti necessidade de aprender por mim própria. O que fiz. Paralelamente, também muito contribuíram para a minha aprendizagem os ensinamentos que a P. todas as semanas partilhava com a equipa. Naquela altura ela estava a fazer a dissertação de mestrado dela, que "tocava em usabilidade". Ou seja, esse não era o tema, mas no âmbito da sua investigação estudou usabilidade, entre outras temáticas. E todas as semanas quando vinha a Lisboa (ela já, então, trabalhava em teletrabalho) trazia novidades! Foi com ela que ouvi falar em Jacob Nielson, usabilidade, acessibilidade, escrita para a web, linguagem clara, percebi a importância de dar atenção ao texto e à imagem (encará-los como uma dupla indissociável), etc. A equipa com quem trabalhávamos incluía uma designer e um informático, o que foi ótimo para todos pois sendo uma equipa multidisciplinar todos demos e todos aprendemos imenso uns com os outros.

Desde essa altura, que me interesso por estes temas e hoje cruzei-me com o artigo "6 lições dos meus primeiros 6 meses como UX writer", de Pedro Quintino, que li com interesse.

Do artigo dele, chamaram-se especialmente a atenção as seguintes ideias:

  1. De acordo com a Google, a função dos profissionais de UX é "Transmitir a voz da marca e moldar a experiência do produto através de uma escrita capaz de ajudar os utilizadores a concluir uma determinada tarefa."
  2. A importância de um documento de voz e tom para os textos de um UX writer. | » Site que reúne documentos de voz e tom de diversas entidades
  3. Não sendo possível fazer pesquisa com utilizadores (entrevistas, criar personas, user journeys, etc.), um UX writer pode consultar a Google Trends e também explorar os comentários nas redes sociais para ter uma ajuda na escolha das palavras (usando as que os utilizadores mais usam, por exemplo).
  4. A relação íntima entre texto e imagem
  5. Escrever para aquela pessoa que não sabe sobre o assunto

Pesquisa

RSS

Leia este blogue via RSS