- Detalhes
- Escrito por: Susana Martins
Considero esteticamente muito interessante o logótipo da Universidade do Minho, que se transforma (sendo reconhecível) no logótipo das suas Faculdades. Mas não é só estética que este logótipo tem. Tem história, simbologia, significado. Aplaudo de pé este trabalho.
No vídeo seguinte, o seu criador, Francisco Providência, explica a construção do logótipo da Universidade do Minho.
<iframe width=560 height=315 src="https://www.youtube.com/embed/3UGIgib1840" title="YouTube video player" allow="accelerometer; autoplay; clipboard-write; encrypted-media; gyroscope; picture-in-picture" allowfullscreen></iframe>
- Detalhes
- Escrito por: Susana Martins
O saber não ocupa lugar e aprender é sempre interessante e estimulante. Já tenho alguns conhecimentos de html, decorrentes de 10 anos de experiência como criadora/editora de conteúdos e gestora de sites. E ainda aqueles que adquiri "por osmose" por ter crescido com um irmão informático; bem como, todos os que aprendi por viver há quase oito anos com um marido informático. Html para além de ser uma das línguas que eles falam e na qual frequentemente conversam comigo, é-me também útil para a minha profissão. Assim, hoje decidi aprender mais. Pretendo aprofundar os meus conhecimentos, de uma forma informal. Não me interessam certificados, nem diplomas. Apenas aprender. Deste modo, comecei, hoje, a frequentar o "curso": HTML(5) Tutorial da w3schools.com.
Atualização (12 de junho de 2015)
Cruzei-me, mais uma vez (na web, claro está!), com a prof. Mindy McAdams e aqui estão outros links relevantes sobre o assunto:
- HTML Basics - Journalists' Toolkit
- HTML - wHATWG [Web Hypertext Application Technology Working Group]
- Detalhes
- Escrito por: Susana Martins
Livro de Atas do IV Congresso Internacional de Ciberjornalismo - Março 2015
O IV Congresso Internacional de Ciberjornalismo teve lugar nos dias 4 e 5 de dezembro de 2014 na Faculdade de Letras da Universidade do Porto.
Organização
Observatório do Ciberjornalismo (ObCiber)
Colaboração
- Centro de Estudos das Tecnologias e Ciências da Comunicação (CETAC.MEDIA)
- Faculdade de Letras da Universidade do Porto
- Reitoria da Universidade do Porto
Fonte
- Detalhes
- Escrito por: Susana Martins
Contacto em Portugal.
Contato no Brasil.
A grafia da palavra "contacto" não mudou com o Acordo Ortográfico. Em Portugal continua a escrever-se "contacto" (e no Brasil "contato").
O acordo permite o desacordo, portanto.
Fontes
- Detalhes
- Escrito por: Susana Martins
No Reino Unido, o governo preocupa-se em ser entendido por todos, em "plain english". O Government Digital Service criou e publicou no sítio Internet Gov.uk vários documentos com instruções para quem comunica com o cidadão.
blabla
O Content style guide é o documento digital que contém as regras de escrita para o sítio Gov.uk. Este guia integra o documento Design Principles.
blabla
Ajudar quem escreve para Gov.uk a produzir informações legíveis e compreensíveis por todos.
blabla
A 17 de outubro de 2014, o novo sítio Internet do governo do Reino Unido: Gov.uk deixa o estado beta e substitui as marcas digitais: Directgov e Business Link. O The Guardian tem mais informações.
- Detalhes
- Escrito por: Susana Martins
Num ápice vê o quanto o mundo mudou desde o teu nascimento. Insere os teu dados: data de nascimento, sexo e altura e descobre o que mudou no mundo desde o teu aparecimento até agora.
Uma infografia interativa responde-te a:
- como tu mudaste,
- como o mundo mudou,
- como a humanidade mudou e
- como a BCC Earth capturou tudo isso.
Esta é uma criação da Information is Beautiful Studio para a BBC Earth.
- Detalhes
- Escrito por: Susana Martins
Tim Berners-Lee considera que é necessário criar uma Carta Magna para a Web, que proteja e perserve a independência do meio, bem como os direitos dos utilizadores. O desafio é lançado no ano em que a Web faz 25 e em que 40% da população mundial acede ao meio. A questão é: "que tipo de Internet nós queremos?" Para o inventor da World Wide Web, esta definição compete aos utilizadores.
TED 2014, março 2014
- Detalhes
- Escrito por: Susana Martins
The original thing I wanted to do was make [the Web] a place where we could all meet and read & write.
Tim Berners-Lee
- Detalhes
- Escrito por: Susana Martins
O que é SEO?
SEO é o acrónimo em iglês de optimização para motores de busca ("search engine optimization" or "search engine optimizer"), portanto consiste na utilização de técnicas que tornem uma determinada página ou site mais facilmente compreendido pelos motores de busca.
Ora, se o Google é o maior motor de pesquisa do mundo, o melhor será seguir os seus conselhos.
Google Search Engine Optimization Starter Guide (2010) - versão original [en]
Guia do Google de Introdução à Otimização para Motores de Busca (SEO) (2011) - versão portuguesa [pt]
Optimize your site - resumo para quem não tem tempo
- Detalhes
- Escrito por: Susana Martins
Não leem. As pessoas raramente leem palavra a palavra; em vez disso scaneiam a página, captando palavras ou frases.
Como escrever conteúdo que capte a atenção?
Em 1997, Jakob Nielson, no artigo How Users Read on the Web, propõe:
- Destacar palavras-chave - Realçar texto através de hiperligações, variações no tipo de letra e na cor;
- Subtítulos com significado;
- Listas de items;
- Uma ideia por parágrafo;
- Pirâmide invertida - escrever a conclusão em primeiro lugar;
- Escrever metade do texto usado na escrita convencional.
Fonte: How Users Read on the Web
Nota: Em 2005, quando comecei a trabalhar em conteúdos digitais, este foi um dos primeiros textos que li. Quase 10 anos depois, mantém-se atual. Como todos os clássicos, não passa de moda!
- Detalhes
- Escrito por: Susana Martins
Depois de ter publicado, em 2010, um artigo em que previa o fim da web, a Wired escreve agora que a web não está morta, mas viva e a crescer.
Fonte: Wired - The Web Is Not Dead